Sobre o teste EAT

O teste EAT – Escala de Avaliação Tipológica é o resultado de mais de dezesseis anos de pesquisa. Ele foi desenvolvido a partir das ideias do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, mais especificamente sua teoria dos tipos psicológicos, contando ainda com as contribuições de dois norte-americanos: Isabel Briggs Myers e David Keirsey.

Isabel Briggs Meyers não era da área da psicologia e nem da área da saúde. Ela era formada em ciências políticas pela Faculdade de Swarthmore. Já David Keirsey é psicólogo. Os dois perceberam a importância dessa teoria para a compreensão da personalidade. O trabalho dos dois trouxe algumas contribuições importantes para a teoria dos tipos psicológicos. E, além disso, tornou possível sua aplicação em várias áreas de interesse social: orientação vocacional, levantamento de perfil de candidatos a vagas de emprego, formação de equipes de trabalho, etc.

Jung, em seu livro Tipos Psicológicos, não explorou todas as possibilidades desta teoria. Ele foi um desbravador, isto é, ele abriu o caminho. Os norte-americanos Isabel Brigss Meyers e David Keirsey acabaram explorando alguns pontos deixados em aberto por Jung.

Nessa mesma direção, o psicólogo brasileiro Emanuel Mariano Tadei, desenvolvendo mais o conceito de teleologia bastante utilizado por Jung em sua vasta obra, procurou acrescentar à teoria dos tipos psicológicos mais uma dimensão da personalidade denominada de autotranscendência.

O teste EAT – Escala de Avaliação Tipológica foi desenvolvido e estudado a partir de amostras da população brasileira. Tanto sua validade quanto a precisão foram amplamente estudadas através de amostras da população brasileira. Ele conta ainda com uma padronização: os resultados do teste são influenciados pelo sexo (masculino e feminino), idade (adolescentes e adultos), tipo de ensino (pago ou gratuito). Assim, existem tabelas de padronização para interpretar os resultados da aplicação para cada uma dessas variáveis estudadas.

No ano de 2011 o teste EAT – Escala de Avaliação Tipológica foi submetido a uma avaliação do Conselho Federal de Psicologia e obteve parecer favorável para uso. Somente a Asserthy faz o uso dele, oferecendo a seus clientes um instrumento psicológico com qualidade assegurada para as seguintes finalidades: orientação vocacional/profissional, levantamento de perfil de candidatos a vagas de emprego, levantamento de perfil de candidatos ao trabalho religioso e candidatos ao trabalho voluntário.

O teste EAT – Escala de Avaliação Tipológica só pode ser aplicado em clientes com idade igual ou superior a 13 anos, que estejam cursando no mínimo o 9º ano do Ensino Fundamental. Não temos estudos que estabelecem normas de interpretação dos resultados da aplicação do teste para pessoas abaixo desta idade e desta escolaridade.

Através da sua aplicação identificamos 48 tipos psicológicos diferentes. Desenvolvemos descrições específico para cada forma de aplicação: para identificação de perfil vocacional, levantamento de perfil profissional, de perfil humanitário e de perfil de candidatos ao trabalho religioso. Cada descrição de perfil tem cerca de 14 páginas, elaboradas em pdf. O resultado obtido não muda com o passar do tempo, pois se refere à estrutura de personalidade. Desta forma, o seu conteúdo vai ser válido e útil em vários momentos da vida.

Você pode acessar o link abaixo para verificar a lista completa dos testes aprovados para uso pelo Conselho Federal de Psicologia. O teste EAT – Escala de Avaliação Tipológica encontra-se nela. Os testes estão organizados em ordem alfabética.

 

« voltar

    Oferecemos aos nossos clientes segurança e credibilidade:
  • Psicólogo cadastrado para atendimento online.

  • RapidSSL site seal

    Utilizamos transmissão de dados criptografada, garantindo a segurança dos dados transmitidos, além de certificar aos nossos clientes a identidade de nossa empresa.

  • Pagamento através de boleto bancário, gerado no momento da contratação dos serviços, com segurança e confiabilidade.

    Pagamento através de boleto bancário, gerado no próprio site no momento da contratação dos serviços, com segurança e confiabilidade.

  • Utilizamos um teste psicológico exclusivo, submetido à avaliação do Conselho Federal de Psicologia, com parecer favorável.

    Utilizamos um teste psicológico exclusivo, submetido à avaliação do Conselho Federal de Psicologia, com parecer favorável.

© 2012 Asserthy - Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Pessoal. Todos os direitos reservados